Como montar uma horta no meu apartamento?

Como montar uma horta no meu apartamento?

Existe alguma coisa melhor do que comer uma hortaliça cultivada na sua própria casa? Além de ser um benefício à saúde, por ser livre de agrotóxicos, uma horta em casa também vira decoração para seu ambiente, independente se ela está no jardim ou no apartamento.

Onde posso montar uma horta?

  1. Latas: As latas que você antes iria jogar fora depois de utilizar, agora podem virar vasos para sua plantação;
  2. Vasos: Existem vários tamanhos, que devem ser escolhidos de acordo com o tipo de planta que você quer cultivar e o espaço disponível que tem;
  3. Reciclados: Embalagens recicladas, como garrafas Pet, por exemplo, estão cada vez mais populares. É uma opção barata, sustentável e podem ser feitas várias formas de instalação;
  4. Pallets e Caixas: O espaço é mais abrangente, podendo ser utilizado tanto na vertical quanto na horizontal. Além disso, ele vai deixar seu ambiente com visual rústico e atraente;
  5. Vidro: Potes de vidro também são uma opção, como potes de café, por exemplo. A terra fica a mostra e é criada uma decoração linda para a cozinha.

E se eu tiver pouco espaço, o que posso plantar?

  • Hortelã: Para ser plantada, deve ter a terra sempre úmida, pois é uma planta que precisa de bastante água. Ela também deve ficar em um local com exposição ao sol e pode ser colhida quando estiver dando flores. Ah, e não plante nenhuma outra planta com ela, pois suas raízes podem matar outras espécies!
  • Manjericão: Ele deve ficar em lugares com pelo menos 3h de exposição ao sol e o ideal é que seja plantado em lugares com temperatura acima de 18ºC. É preciso deixa-lo em um vaso maior e regá-lo diariamente. Pode ser colhido depois de 60 a 90 dias.
  • Orégano: Precisa de pelo menos 4 horas de luz solar direta e pode ser plantado em vasos menores. Sua terra deve ser levemente umedecida e pode ser colhido depois que a planta atingir mais ou menos 20cm. Ah, e quanto mais exposto ao sol ele ficar, mais aromáticas serão as suas folhas!
  • Alecrim: É a opção ideal pra quem tem pouco tempo para cuidar das plantinhas. A terra tem que ser regada com frequência, mas depois que ele se desenvolve pode ficar até 3 dias sem água. Ele se adapta a diferentes temperaturas (desde que não sejam muito altas ou baixas) e pode ser colhido em 90 dias.
  • Sálvia: Pra quem mora em locais mais frios, a sálvia é uma boa indicação. A planta gosta de temperaturas mais amenas e precisa de pelo menos 2h de exposição solar. O solo deve ser mantido úmido e a colheita pode ser feita quando a planta estiver bem desenvolvida (o que geralmente ocorre entre 90 e 120 dias após o plantio)
  • Salsa: Essa já dá um pouco mais de trabalho, já que precisa ficar em um local com sombra parcial para absorver a luminosidade sem ficar exposta a temperaturas mais altas. Cuidado com o solo: ele deve ser mantido úmido e nunca encharcado! A colheita pode ser feita quando ela atingir entre 12 a 16cm.

Como fazer a manutenção da minha horta?

  • Deixe sua plantação em um local que tenha exposição frequente ao sol;
  • Retire as folhas secas e amareladas;
  • Revolva a terra de três em três meses, e tome cuidado para não danificar suas plantas enquanto faz isso;
  • Não deixe de adubar sua horta pelo menos duas vezes ao ano. Adubos orgânicos são ainda mais eficientes e saudáveis;
  • Cuidado com as pragas. Sempre verifique suas plantas e caso tenha problemas, opte por um inseticida natural.

Essas são apenas algumas ideias de como montar uma horta em seu apartamento, mas existem muitas outras plantas e formas de decorar seu ambiente!

Se tiver alguma dúvida, fale com nossos vendedores, eles podem te ajudar através do (21)2643-9150 ou visite uma de nossas lojas.
Não deixe também de conferir nossos materiais de jardinagem no e-commerce (www.carrapeta.com) ou nas lojas físicas 😊

Carrapeta
Carrapeta

Há 60 anos, você pode contar com a Carrapeta para construir, reformar e decorar. Com as melhores marcas e produtos do mercado, e com atendimento dedicado, somos a solução para a realização do seu sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *