Jardim iluminado à noite com destaque para plantas e árvores

Iluminação de Jardim: Destaque a Beleza Noturna

Saiba como realçar a beleza da parte externa da sua residência à noite.

Investir na implantação de um jardim é uma excelente forma de decorar a área externa da casa. Diferentes tipos de plantas e árvores trazem beleza e ao ambiente, além de proporcionarem o bem-estar. Isso mesmo! Especialistas garantem que as plantas têm “poderes”, como provocar o relaxamento, umidificar o ambiente, aumentar a criatividade, purificar o ar e descansar os olhos de quem as observa.

Com tantos benefícios, seria um desperdício poder usufruir do jardim apenas durante o dia, não é mesmo? Para aproveitar esse cantinho todo especial a qualquer momento, a saída é investir na iluminação do espaço.

Iluminação para jardim: 3 dicas para criar o ambiente perfeito

Jardim iluminado à noite com destaque para plantas e árvores

iluminação de áreas externas, como é o caso do jardim, é um pouco diferente da que ocorre dentro de casa. Em cômodos fechados, geralmente conseguimos uma iluminação perfeita instalando um foco de luz em um ponto central do teto. Alguns complementos, como luminárias, pendentes e spots podem dar um charme a mais. Já no jardim, existem alguns cuidados que vale a pena prestar atenção. Vamos a eles:

Tipo de lâmpada

A lâmpada mais utilizada atualmente para iluminar jardins é a de LED. Elas são duráveis, econômicas e não esquentam, não prejudicando as plantas. Mas existem outras opções que atendem algumas necessidades específicas. Se no seu jardim há uma fonte ou uma piscina, por exemplo, a melhor escolha são as fibras óticas, que reúnem as características das lâmpadas de LED, mas também têm o benefício de não oferecer risco de choque. Caso seu jardim seja muito extenso, considere lâmpadas de vapor de sódio ou lâmpadas fluorescentes.

Criando um clima no ambiente

As lâmpadas têm características que podem influenciar muito no sucesso da decoração, a começar pela temperatura. A luz fria dá um ar sofisticado, enquanto a quente é mais aconchegante. Também existe a opção das luzes coloridas, que dão um destaque a mais. A dica quanto a essas é utilizar com cautela, para não adicionar informação demais. A cor verde é uma boa aposta, que rende um resultado bem natural.

Efeitos com iluminação

Os locais onde você instalar as luzes serão mais chamativos para quem observar o seu jardim. Sabendo disso, dê uma volta no espaço durante o dia em busca dos cantinhos que você não gostaria de evidenciar. O truque é investir em opções como luminárias de parede e refletores, que criam pontos iluminados, mas também permitem que outros espaços se beneficiem com a sombra.

Outros locais que podem ser iluminados

Jardim iluminado à noite com destaque para plantas e árvores
Um jardim bem iluminado à noite cria uma atmosfera encantadora e destaca a beleza das plantas e árvores.

Agora que você já sabe como iluminar o jardim da sua casa, pode dar um passo adiante, levando essas ideias também para outros pontos da área externa. Veja abaixo algumas ideias de locais podem se beneficiar de um projeto de iluminação.

Escadas: Se na sua casa há escadas, mesmo que seja de poucos degraus, a iluminação é mais do que uma solução para decorar: é uma medida de segurança. Você pode colocar spots de luz próximos ao chão ou optar por uma luminária led no top da escada.

Porta de entrada: Como mencionamos antes, a iluminação tem o papel de chamar atenção para um determinado ponto, certo? A porta principal da sua casa deve ser bastante iluminada. Esse cuidado vai te ajudar, inclusive, na hora de colocar a chave na fechadura, além de ser um excelente cartão de visitas.

Corredores: Guie os passos de quem vier a sua casa por meio de sinalização luminosa caso você tenha um corredor ou um caminho sobre um gramado. Uma boa ideia para esse caso é espalhar pequenas lâmpadas por toda a extensão do caminho.

Independente do que você escolher, a Carrapeta tem uma seleção super completa de produtos para qualquer que seja a sua necessidade 😉. Se ainda tiver qualquer dúvida sobre esse assunto, entre em contato com a gente pelo telefone (21) 2643-9150 ou procure um de nossos atendentes em nossas lojas físicas. Não deixe de visitar nosso e-commerce (www.carrapeta.com) e dar uma olhadinha em nossos produtos de iluminação 🙂

Há 60 anos, você pode contar com a Carrapeta para construir, reformar e decorar. Com as melhores marcas e produtos do mercado, e com atendimento dedicado, somos a solução para a realização do seu sonho.