Você sabe a diferença entre lustre, pendente e luminária?

Você sabe a diferença entre lustre, pendente e luminária?

A iluminação não tem só um papel funcional, mas também é um grande trunfo na decoração da casa, já que com a iluminação correta os ambientes podem ficar mais bonitos, charmosos e aconchegantes. Pode parecer uma tarefa simples, mas existem tipos diferentes de elementos para cumprir essa função, como lustres, pendente e luminárias, e cada um deles compõe de maneira distinta o local.

  • Lustre:

As características básicas do lustre são o fato dele ficar preso ao teto e ter várias ramificações, presas a uma estrutura central. Existem vários tipos de lustres, como com lâmpadas, velas e até os mais decorativos feitos com peças de cristal.

Uma tendência que vem ganhando força nos lustres é mistura entre o antigo e o moderno. Essas peças são ótimas para decoração de salas, salas de estar e ambientes amplos onde eles possam ficar destacados.

  • Pendentes:

As luminárias pendentes são suspensas ou penduradas. Diferente dos lustres, elas têm apenas um fio que faz a ligação entre superfície e sua base. Sua iluminação é mais “funcional”, e por isso elas costumam ser usadas para iluminar bancadas, cozinhas, mezaninos e escritórios. Como existem vários tipos e designs, elas podem ser grandes aliadas na decoração para deixar seu ambiente diferenciado.

  • Luminária:

Existem vários tipos de luminárias que se diferenciam entre elas:

  1. Luminária articulada: Pode ser de mesa, conhecida como abajur, ou de chão, conhecida como pedestal. A luminária de mesa normalmente é usada para iluminar lugares menores ,como cabeceiras e bancadas de trabalho. Já as de chão, normalmente são usadas para decoração e leitura. Existem outros tipos de luminárias de chão, com outros formatos, usadas na iluminação da casa e do jardim.
  2. Luminária arandela:  É a luminária instalada na parede. São muito usadas para decorar corredores, halls e ambientes de passagem.
  3. Luminária de sobrepor: São instaladas em paredes e tetos e ficam completamente expostas, iluminando o ambiente inteiro. Existem também outros tipos de luminárias de sobrepor, como os Spots, que direcionam as lâmpadas para direções diferentes, os Pendentes, suspensos no teto e os Plafons, que são as luminárias que ficam rentes ao forro.
  4. Luminária de Embutir: Diferente da luminária de sobrepor, a luminária de embutir fica escondida, deixando apenas a parte da luz exposta e escondendo o ponto elétrico. Elas tem efeito mais decorativo e deixam o ambiente mais aconchegante.
Independente do que você escolher, a Carrapeta tem uma seleção super completa de lustres, luminárias e pendentes para qualquer que seja a sua necessidade 😉
Se ainda tiver qualquer dúvida sobre esse assunto, entre em contato com a gente pelo telefone (21) 2641-9001 ou procure um de nossos atendentes em nossas lojas físicas. Não deixe de visitar nosso e-commerce (www.carrapeta.com) e dar uma olhadinha em nossos produtos de iluminação 🙂 

Carrapeta
Carrapeta

Há 60 anos, você pode contar com a Carrapeta para construir, reformar e decorar. Com as melhores marcas e produtos do mercado, e com atendimento dedicado, somos a solução para a realização do seu sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *