A iluminação do jardim, além de ter uma função prática (que é iluminar o ambiente externo), também ajuda na decoração. De maneira simples, apenas com luzes, você dá um toque especial no seu ambiente, deixando ele ainda mais bonito.
Mas como escolher o melhor tipo de iluminação para o seu jardim? A gente te ajuda!
- Espetos de jardim:
Os espetos de jardim são ideais para quem quer direcionar a iluminação ou dar destaque a alguma coisa no jardim, como uma vegetação específica. Nesse modelo, as luminárias, de vários designs diferentes, ficam fixadas em pequenos postes de metal, deixando seu ambiente mais moderno e se adaptando ao estilo de ambiente que você quer ter.
- Luminárias embutidas
As luminárias embutidas são excelentes para pisos e para dar destaque a alguma coisa específica em seu ambiente. Além de dar um charme extra, elas são de baixo consumo e não emitem calor, tornando o objeto mais seguro.
- Balizadores
Os balizadores têm a função de sinalizar, diferente das arandelas e postes, que tem função de iluminar o ambiente. Por isso, são ideais para escadas, caminhos e locais de passagem, sendo funcionais e trazendo um encanto a mais para o ambiente.
- Arandelas
As arandelas são instaladas nas paredes. Costumam ter uma iluminação bem forte e bem distribuída, deixando seu ambiente com uma iluminação mais uniforme. Sua fiação é interna e normalmente são feitos de materiais como vidro e metal, deixando o ambiente mais aconchegante e elegante.
- Postes e Refletores
Os postes são luminárias mais altas, de até dois metros de altura, ideais para locais maiores e de grande circulação. Já os refletores são menores e normalmente ficam no chão. Ambos são ideais para quem está procurando uma iluminação para a segurança, já que eles iluminam desníveis e lugares maiores, de maior circulação.
