A iluminação não tem só um papel funcional, mas também é um grande trunfo na decoração da casa, já que com a iluminação correta os ambientes podem ficar mais bonitos, charmosos e aconchegantes. Pode parecer uma tarefa simples, mas existem tipos diferentes de elementos para cumprir essa função, como lustres, pendente e luminárias, e cada um deles compõe de maneira distinta o local.

As características básicas do lustre são o fato dele ficar preso ao teto e ter várias ramificações, presas a uma estrutura central. Existem vários tipos de lustres, como com lâmpadas, velas e até os mais decorativos feitos com peças de cristal.
Uma tendência que vem ganhando força nos lustres é mistura entre o antigo e o moderno. Essas peças são ótimas para decoração de salas, salas de estar e ambientes amplos onde eles possam ficar destacados.

As luminárias pendentes são suspensas ou penduradas. Diferente dos lustres, elas têm apenas um fio que faz a ligação entre superfície e sua base. Sua iluminação é mais “funcional”, e por isso elas costumam ser usadas para iluminar bancadas, cozinhas, mezaninos e escritórios. Como existem vários tipos e designs, elas podem ser grandes aliadas na decoração para deixar seu ambiente diferenciado.

Existem vários tipos de luminárias que se diferenciam entre elas:
Luminária articulada: Pode ser de mesa, conhecida como abajur, ou de chão, conhecida como pedestal. A luminária de mesa normalmente é usada para iluminar lugares menores ,como cabeceiras e bancadas de trabalho. Já as de chão, normalmente são usadas para decoração e leitura. Existem outros tipos de luminárias de chão, com outros formatos, usadas na iluminação da casa e do jardim.
Luminária arandela: É a luminária instalada na parede. São muito usadas para decorar corredores, halls e ambientes de passagem.
Luminária de sobrepor: São instaladas em paredes e tetos e ficam completamente expostas, iluminando o ambiente inteiro. Existem também outros tipos de luminárias de sobrepor, como os Spots, que direcionam as lâmpadas para direções diferentes, os Pendentes, suspensos no teto e os Plafons, que são as luminárias que ficam rentes ao forro.
Luminária de Embutir: Diferente da luminária de sobrepor, a luminária de embutir fica escondida, deixando apenas a parte da luz exposta e escondendo o ponto elétrico. Elas tem efeito mais decorativo e deixam o ambiente mais aconchegante.